27 de janeiro de 2011

Analogia dos Modelos de Redes ISO e TCP/IP

► Tags: | Por: Anônimo


Modelo ISO

O modelo OSI foi desenvolvido pela International Organization for Standardization (ISO). A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a ITU, publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI. Estas séries são conhecidas como 'X ponto', por causa do nome dos protocolos - X.25, X.500, etc.

ISO É um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.


Modelo TCP/IP

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP). Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. 

As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação) e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

Camadas Física e de Enlace

Física. Lida com características mecânicas, elétricas e política de acesso ao meio físico de transmissão. O sinal que vem do meio de cabos, chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1).

Enlace. Trata da transferência das informações de uma máquina para outra na mesma rede. Após o recebimento dos bits, ela os converte de maneira inteligível, os transforma em unidade de dado, subtrai o endereço físico e encaminha para a camada de rede que continua o processo. O modelo TCP/IP, nestas camadas, não define qualquer protocolo de maneira fixa.

Camada de Rede

É responsável pelo envio das mensagens da máquina emissora para a máquina receptora, mesmo que elas estejam em redes diferentes. Essa camada três é responsável pelo tráfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas. A camada de rede já entende o endereço físico, que o converte para endereço lógico (o endereço IP).


Camada de Transporte

Preocupa-se com a comunicação de um processo para outro. Aqui, são resolvidos problemas como ordenação das mensagens, ou seja, garantir que as mensagens cheguem ao programa do receptor na mesma ordem em que o emissor enviou. Essa camada gerencia esses processos, para assegurar de maneira confiável o sucesso no transporte dos dados. Então, após os pacotes virem da camada de rede, já com seus "remetentes/destinatários", é hora de entregá-los junto dos protocolos de endereçamento (IPs ), e agora entram também os protocolos de transporte, o TCP .

 
Camadas de Sessão de Apresentação e de Aplicação

Camada de Sessão - Esta camada estabelece, mantém e sincroniza o diálogo entre o emissor e receptor. Após a recepção dos bits, a obtenção do endereço, e a definição de um caminho para o transporte, se iniciam nesta camada a sessão responsável pelo processo da troca de dados/comunicação.

Camada de Apresentação - Lida com a tradução no formato dos dados, criptografia e compressão. Essa camada atua como intermediaria no processo frente às suas camadas adjacentes. Ela cuida da formatação dos dados, e da representação destes, e ela é a camada responsável por fazer com que duas redes diferentes, se comuniquem, "traduzindo" os dados no processo de comunicação. Alguns dispositivos atuantes na camada de Apresentação são o Gateway ou os Traceivers.

Camada de Aplicação - Proporciona acesso à comunicação aos usuários (que pode ser uma pessoa ou um programa). Neste nível temos a noção de um fim útil para a comunicação. A camada de aplicação é a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos direto com ela através de softwares como cliente de correio, programas de mensagens instantâneas, etc.


0o Comentários no NotaTec:

O NotaTec também está no Facebook - Participe!