GSM e CDMA
![]() |
Fonte da Imagem: elinpc.com.mx |
O GSM, considerado de 2ª geração mais que possibilita com o avanço nas tecnologias fazer parte da 3ª geração com adicionamento de novas tecnologias ao sistema.
Já a CDMA é a tecnologia que possibilita um melhor desempenho em aplicativos multimídia, como áudio, vídeo e imagem, além de transmissão de voz pelo celular. E têm mais, é esta tecnologia que permite um conjunto de serviços inovadores e uma velocidade de transmissão desses aplicativos que nenhuma outra tecnologia propicia, já que é muito mais ajustada à era da comunicação interativa.
Resumidamente, o GSM é a tecnologia mais acessível no momento para a classe com menos recursos, já que esta possibilita usar serviços novos com baixos custos. Por exemplo, a troca de mensagens de texto que foi originalmente desenvolvida para o GSM. E também é uma vantagem para as operadoras que acabam investindo menos em infla-estrutura, o que possibilita a chegada do serviço móvel a mais áreas.
Mesmo a CDMA sendo inovadora, essa tecnologia é a segunda mais usada pelas fábricas de telefone móvel. A primeira é a GSM. Pois, os recursos da 3ª Geração ainda não chegam a todos os lugares e cidades de países como o Brasil.
Portanto, mesmo os celulares sendo uma ferramenta essencial nos dias atuais, quando se trata de telefonia, o que conta no final é a quantidade de pessoas que a utilizam. E o serviço principal do celular ainda é o da comunicação por chamadas feitas e chamadas recebidas. Todo o resto ainda é luxo de uma minoria.
Por: Guilherme Amarino