27 de janeiro de 2011

Ataques e Invasões nas Redes Sociais

► Tags: , | Por: Anônimo

 Fonte da imagem: idadecerta.com.br

Com os avanços tecnológicos na internet e a participação cada vez maior de usuários em sites de relacionamentos como o Twitter, Facebook e o Orkut, onde os internautas armazenam e compartilham informações pessoais na rede. Cresce também o número de crimes cibernéticos em busca dessas informações privadas. Fazendo com que os servidores que hospedam os dados dos usuários que usam tais serviços ou os perfis nas redes, seja alvo de ataques constantes de Hackers (pessoas com conhecimentos avançados em Informática) e Crackers (pessoas com conhecimentos avançados em tecnologias da informação, mas que o usa para o crime).


O Twitter, um tipo de microblog que esta se tornando um dos serviços mais usados e populares em todo o Mundo, freqüentemente é alvo de invasões do tipo e já foi invadido por piratas virtuais e ficou fora do ar, atualizações de segurança já foram realizadas para corrigir algumas falhas. Isso não quer dizer que hoje ele esteja seguro ou livre de problemas do tipo.

Recentemente, o perfil do criador do Facebook Mark Zuckerberg, foi alvo de hackers, segundo alguns sites internacionais a ação do invasor foi apenas deixar uma mensagem postada no status do perfil de Zuckerberg. No entanto, essa rede social já passou por outros tipos de ataques mais graves, como por exemplo: roubo de senhas que aconteceu por meio de invasão de perfis de alguns membros da rede social.

O Orkut nem se fala, pois é o queridinho dos invasores, mas, invadir os sistemas da Google é complicado, então o alvo fica apenas nos perfis dos usuários, que freqüentemente são hackeados. Isso acontece por conta da desatenção do mesmo, que clica em qualquer link enviado através de recado falso de um membro do grupo de amigos, ou ainda faz login a partir de paginas falsas do Orkut. Esse tipo de ataque, afeta mais o usuário e sua privacidade do que os sistemas do Orkut, pois essa rede social nunca saiu do ar (a não ser quando esteve em manutenção), no entanto os perfis dos usuários.


0o Comentários no NotaTec:

O NotaTec também está no Facebook - Participe!