18 de agosto de 2011

A teoria dos seis graus de separação testada por rede social

► Tags: | Por: Anônimo

A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico, que criou a teoria de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer.

Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

O Yahoo se juntou ao Facebook para testar a famosa teoria dos "seis graus de separação". Chamado de "Small World Experiment", a pesquisa tem como objetivo medir a "distância social" entre duas pessoas estranhas e usar a popularidade da rede social, que conta com mais de 750 milhões de usuários, para esse fim.

A descrição oficial diz: "O Experimento Small World é projetado para testar a hipótese de que qualquer pessoa no mundo pode obter uma mensagem de qualquer outra pessoa, apenas em 'seis graus de separação', passando de amigo para amigo. Sociólogos vêm tentado provar essa afirmação durante décadas, mas ainda não conseguiram". O resultado será publicado em revista cientifica.

O site para participar é: www.smallworld.sandbox.yahoo.com


0o Comentários no NotaTec:

O NotaTec também está no Facebook - Participe!