22 de junho de 2011

Os Hackers

► Tags: | Por: Anônimo

Graças à imprensa, a palavra "hacker" adquiriu uma má reputação. A palavra nos remete à idéia de usuários de computador (em inglês) maliciosos que encontram novas maneiras de assediar as pessoas, fraudar corporações, roubar informações e até destruir a economia ou iniciar uma guerra com a infiltração em sistemas de computadores militares. Não se pode negar que existem hackers mal-intencionados, mas eles são apenas uma porcentagem pequena.

O termo "hacker de computador" apareceu pela primeira vez em meados da década de 1960. O hacker era um programador, uma pessoa que criava códigos de computação. Os hackers eram visionários que conseguiam enxergar novas maneiras de usar os computadores, criando programas que ninguém poderia imaginar. Eles foram os pioneiros da indústria da computação, construindo desde pequenos aplicativos para sistemas operacionais. Nesse sentido, pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e Steve Wozniak eram todos hackers - eles viram o potencial do que os computadores eram capazes de fazer e criaram maneiras de ter acesso a esse potencial.

Uma característica comum entre esses hackers era o grande senso de curiosidades, que às vezes beirava a obsessão. Esses hackers eram orgulhosos não só por sua habilidade de criar novos programas, mas também por aprender como outros programas e sistemas funcionavam. Quando havia bug, uma seção de códigos errados que impediam o bom funcionamento do programa, os hackers criavam e distribuíam pequenas seções de códigos chamados "patches" para solucionar o problema. Alguns conseguiam empregos que alavancavam suas habilidades, sendo pagos pelo que eles adorariam fazer de graça.

Conforme os computadores foram evoluindo, os engenheiros de computação começaram a juntar máquinas individuais em rede, formando um sistema. Logo, o termo "hacker" adquiriu um novo significado: uma pessoa que utilizava computadores para explorar uma rede à qual o hacker não pertencia. Geralmente, os hackers não eram mal-intencionados. Eles só queriam saber como as redes de computadores funcionavam e consideravam qualquer barreira entre eles e esse conhecimento como um desafio. Mas, isso ainda ocorre hoje em dia entre os hackers verdadeiros.

Fonte: www.informatica.hsw.uol.com.br


0o Comentários no NotaTec:

O NotaTec também está no Facebook - Participe!